segunda-feira, 30 de abril de 2012



É triste ver que ainda hoje as mulheres sofrem de agressões físicas.
Pior que agressão física é a agressão verbal, pois as palavras são piores do que vários socos no rosto! Sendo assim a agressão verbal não é levada muito em conta, pois não deixa cicatrizes no corpo.

Segundo a psicóloga Sibéria Gregoris Fernandes “ A agressão verbal é uma forma de violência psíquica, que afeta, principalmente, as questões emocionais É sabido que as palavras têm poder para machucar e são piores que a agressão física, pois deixam marcas, às vezes, para sempre. Na vida familiar, por exemplo, essa violência nem sempre é reconhecida, tendo sido considerada normal na vida de marido e mulher, ou no processo de educação das crianças, quando não, no ambiente social. 
Assim, a violência praticada por meio da fala, como usar palavras de baixo calão e falar em tom de voz elevado, em meio ao silêncio, sob o domínio do medo, fragiliza as pessoas agredidas. E, muitas vezes, o temor é tão grande que as impede de buscar ajuda para romper o ciclo traumatizante em que estão envolvidas. 

Esse tipo de agressão, porém, não ocorre abertamente, acontece por meio de comentários ferinos e mordazes, ou por fina ironia, cujo propósito é sempre desqualificar o outro. Abertamente, deveria permitir o revide, mas para não chamar a atenção, as pessoas calam-se. Entretanto, os sinais de reprovação e de revolta, como os suspiros profundos, seguidos de um erguer de ombros e de olhares de desprezo, ou de silêncios, ou alusões ao modo descortês do discurso do outro são a prova de que muitas pessoas se dão conta da violência verbal recebida. “ Site Gazeta do Triângulo

Vamos dar um basta na violência verbal contra mulheres e crianças!

By Mariana Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário