segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Sobre ser incompreendido....




“ Pior solidão que existe é a solidão de ser incompreendido. Ela pode fazer as pessoas perderem a noção da realidade.” Dan Brown

Cada pessoa enxergam os problemas de sua maneira. E cada um enfrenta esses problemas como pode. Uns aguentam mais outros aguentam menos, uns são resilientes outros não.

A verdade é que ninguém sabe a dor que vc sentiu... Ninguém sabe as feridas que vc adquiriu... Ninguém sabe de fato tudo que passou...

Existe uma coisa chamada EMPATIA, conceito formulado pelo meu querido e saudoso Carl Rogers que significa, em grosso modo, enxergar os problemas do outro como se fosse os seus, ou seja, quando as pessoas são ouvidas de modo empático, isto lhes possibilita ouvir mais cuidadosamente o fluxo de suas experiências internas, fazendo assim com que vc a compreenda de forma mais satisfatória.

Quando vc toma uma decisão de como levará sua vida em relação a problemas que teve no passado, é uma questão de discernimento e não de orgulho ou por conta de assuntos inacabados que ainda pairam em sua mente e coração.

Existem coisas passadas que influenciam muito em nosso presente, não que a gente viva de passado, mas o passado faz com que sejamos mais sábios, faz com que a gente cresça e amadureça em certos assuntos e atitudes.

A bíblia diz em Hebreus 5:14 que “Mas o alimento sólido é para os adultos, os quais, pelo exercício constante, tornaram-se aptos para discernir tanto o bem quanto o mal.” , com isso você como adulto tem condições de discernir o bem e o mal na sua vida. Então se você disser “ISSO NÃO ME FAZ BEM” o mínimo que você espera das pessoas é que elas te compreendam e te respeitem. Mas infelizmente não é isso que acontece. E quando menos espera você é julgado por ser orgulhoso, por ser infantil e ainda dizem que você não esta agindo como um crente temente a Deus.
A biblia também diz em Provérbios: 27:12 O prudente vê o mal e se esconde; mas os insensatos passam adiante e sofrem a pena. Ou seja...se o negocio te faz mal, pq q vc vai lá? Se vc sabe que ali é perigoso... pq vc vai lá futricar???? 
Enfim....

Nós não somos obrigados a conviver com pessoas que nos fazem nos sentir mal, que teve uma história extremamente chata com um fim lastimável. Isso não tem nada a ver com perdão. Tem a ver com discernimento. Não é pq vc perdoou uma pessoa por situações passadas que a partir dai vc terá que conviver com ela, frequentar os mesmos locais que ela como se nada tivesse acontecido.

Quando você sobe em um lugar alto e pula, acaba se machucando e nasce uma ferida bem feia, chega uma hora que ela vai se curar e se fechar, fazendo com que fique uma cicatriz. Essa cicatriz vai te fazer lembrar que aquele dia vc subiu ali caiu e se machucou com isso vc pensa “não vou nunca mais subir ali e pular tão alto, pq da ultima vez eu me machuquei”.

Trazendo isso para relacionamentos (seja de amigos ou não), se vc sabe que aquilo te leva a ter lembranças desconfortáveis, pra que vc vai lá conviver ou ter uma social? Não é uma questão de estar sendo infantil ou não... É uma questão de vida! De experiência... só a gente sabe o que sente... Queremos ser compreendidos...
Você pode até não concordar, mas entender e respeitar é o que se espera de nosso próximo que esta do outro lado da moeda.

Dizer sim quando quero dizer não é dar mais valor aos outros do que a mim, é não colocar meus limites, é não me respeitar. É o mesmo que dizer que o que sinto não vale nada, que os touros podem passar por mim a vontade. E eles passam sim, sem dó nem piedade. Hoje estou aprendendo a dizer NÃO, Quando não quero alguma coisa, simplesmente falo  NÃO, sem raiva nem Emoção. Um NÃO, não é só uma negativa, é o nosso limite. Um direito que temos de decidir o que desejamos ou não fazer. Isso se dá o nome de dignidade.
Quando colocamos sinceridade, dizendo o que sentimos, somos respeitados. (Zibia Gasparetto)
Pelo menos é o que esperamos que aconteça. Ser respeitado!

Você não é obrigado a aceitar tudo. Devemos fazer o bem a nós mesmos, respeito é imprescindível. Respeito pelos nossos limites e vontades...

*Seja feliz com quem te faz feliz...
*Ande com quem te faz feliz e queira de ver feliz...
*Se importe com quem te faz feliz e queira sua felicidade.


Beijos açucarados !  

Nenhum comentário:

Postar um comentário