segunda-feira, 2 de maio de 2016

O que você pode (e deve) fazer em 15 minutos?


Nos últimos meses tenho pesquisado técnicas que possam me ajudar a produzir mais -  sem perder a sanidade ;). É aquela máxima contemporânea de buscar realização profissional e pessoal. No caso, minha realização profissional seria o aumento da minha produtividade - conseguir ver e mensurar as minhas entregas e ser feliz com os resultados. Já a pessoal é ter tempo para os meus hobbies, ter uma mente sã e, claro, ter tempo pra ficar no meu ócio criativo!
Depois de algumas reflexões e pesquisas, listei algumas coisas que já estavam no meu "to do list" e o tempo que eu deveria levar para realiza-las na minha rotina. Parece utópico, mas não é. Gente, se organizar direitinho.... todo mundo consegue!
15 minutos...
No escritório:
#Pausa para o café. Levante, vá buscar um café, faça o sangue circular no corpo, converse com alguém e volte ao trabalho. Essa oxigenação é necessária para seu corpo e mente.
#Organizar os papéis em cima da sua mesa de trabalho.  Terminei um livro de organização da vida e, como uma acumuladora de papel, preciso compartilhar essa dica com vocês. Separe uma pasta para papéis e coloque lá dentro todos os papéis: notinhas fiscais, post-its, anotações, panfletos e etc. Separe um dia da semana para fazer uma verdadeira limpa! Pelo menos ao longo da semana sua mesa ficará clean.
#Limpar sua caixa de e-mail todo dia. Se você criar o hábito de olhar e organizar os e-mails todo dia, sua caixa de e-mail ficará limpa e organizada. Dedique 15 minutos diários e veja a diferença! Ah, não esqueça de organizar em pastas - isso faz toda a diferença (mais do que os 15 minutos).
#Planejar seu dia seguinte. Esses 15 minutos se tornam valiosos e ajudam a economizar muitos outros minutos. Se ao final de cada dia você já deixar uma lista pronta com as tarefas e prioridades do dia seguinte, você vai começar o dia muito mais certo do que deve realizar.
#Atualização sobre o que acontece. Um bom profissional precisa estar antenado no cenário político e econômico do país. Por isso, dedique uns minutos do seu dia para ler o site de um jornal e ter noção do que acontece ao redor. Em 15 minutos dá ;)
Na sua casa:
#Limpeza rápida. Se você estipular 15 minutos para cada tarefa, dá pra deixar a casa organizada. Por exemplo: em 15 minutos dá para separar as roupas e colocá-las para lavar, dá para passar uma vassoura pelos cômodos, catar as coisas que estão espalhadas na sala... Se todo dia você se dedicar a uma tarefa/ ou cômodo, ao longo da semana a casa fica mais limpa!
#Brinque com seus filhos. Se você tiver filhos, tenha todo dia pelo menos 15 minutos de conexão com eles. Sem celulares, sem tecnologia, apenas você e o(s) pequeno(s).
#Doe sua atenção. Passe pelo menos 15 minutos do seu dia com as pessoas da sua família. Hoje podemos ver muitas pessoas que moram na mesma casa, mas possuem mais contato via internet que pessoalmente - aqui em casa acontece isso! Por isso, dedique um tempo presencial. Faça uma refeição juntos à mesa, converse, tome um café, um lanche... mas, dedique alguns minutos na sua agenda. Caso você more sozinho, que tal dedicar 15 minutos em uma ligação telefônica ou uma mensagem carinhosa e surpreendente aos amigos?
15 minutos por você:
#Meditação. Desacelere! Desligue o celular, coloque uma música relaxante e descanse sua mente.  15 minutos de paz.... só não fale cair no sono profundo!
#Estude. Você sabia que 15 minutos de estudo de um novo idioma já gera resultados? Dedique-se e aperfeiçoe ou aprenda um novo idioma.
#Cuide da sua espiritualidade. Se você possui uma crença, fé em alguma coisa, que tal dedicar 15 minutos para cuidar dessa área da sua vida? Faça uma oração, dedique uns minutos para agradecer pela sua vida e pelo que tem.
#Caminhada. 15 minutos de caminhada já faz diferença, sabia? Experimente!
#Cuide da sua aparência. Faça uma esfoliação no rosto, use um creme no corpo, hidrate o cabelo, experimente um novo cosmético, faça uma make antes de sair de casa e outros mimos. Cuide de você!
#Analise sua carreira e faça seu marketing pessoal. Que tal dedicar uns minutinhos para pensar na trajetória da sua vida, da sua carreira, dos estudos, da realização de sonhos.... Não viva no automático. Dedique alguns minutos para fazer um balanço e os ajustes necessário para a concretização dos seus planos.

Sócia & Consultora de Negócios na 021Inovação | Inovação com foco em resultados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário